terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ÀBÍKÚ

Nascidos para morrer?



Muitas pessoas tem duvidas quando o assunto é Àbíkú, é frequente ouvir falar, esta ou aquela pessoa é àbíkú.

Mas o que exatamente é àbíkú? Quais os mistérios que trazem este nome?
Pois bem, tentarei explicar abaixo uma grande parte dos ''mistérios'' de Àbíkú.

ÀBÍKÚ - A tradução é incerta mas teríamos algo como, Nascidos para morrer do Iorubá (a bi lati kú), ou uma morte rápida do Yoruba (a abì ikú), esta segunda, na minha opinião a forma mais correta, sendo Abíkú a forma juntada de ''a abì ikú''.

Dito isso podemos dizer que pessoas Abíkú são pessoas nascidas para morrer?
Claro que não. E aqui você deve estar se perguntando por que? Eu explico:

Seres humanos nascem com uma unica certeza nesta vida, a certeza de que um dia morreremos.
Daqui pra frente basta usarmos o raciocínio logico, se todos temos essa certeza então todos nascemos para um dia morrer, e se é assim poderíamos então afirmar que todos somos ABÍKÚ.
Por esse motivo não concordo que Abíkú são os nascidos para morrer, mas sim os que tem como destino uma morte rápida, precoce, os que morrem ainda muito jovem.

Com este conceito formado vamos seguir;

 os Abiku, se constituem numa sociedade de espíritos, onde a regra é vir à Terra (encarnar) mas viver apenas por um curto período. Sabe-se que antes de encarnar o espírito se compromete com a comunidade dos Abiku, à qual pertence, de voltar o mais rápido possível, estabelecendo inclusive, data e hora.  Geralmente esse tempo é determinado entre o nascimento e os 7 anos de vida.

Seguindo ainda a linha do raciocínio logico podemos afirmar com base nas informações acima que:

Tendo uma pessoa a idade superior a sete (07) ou talvez oito (08) anos, esta não pode ser considerada um Abìkú. A menos que a pessoa em questão tenha passado ainda muito jovem pelo processo ritualístico que Ifá nos traz para reverter o processo de Abíkú.

''Nossas histórias de Ifá nos dizem que oferendas feitas com conhecimento de causa são capazes de reter no mundo esses abíkús, e de lhe fazer esquecer sua promessa de voltar, rompendo assim o ciclo de suas idas e vindas constantes entre o céu e a terra, porque, uma vez que o tempo passado para a volta já tenha passado, seus companheiros se arriscam e perdem o poder sobre eles.''

Citação de Pierre Verger.

ABÍKÚ então é uma criança que teve ou terá uma passagem muito rápida pelo nosso mundo.
Pessoas, adulto, não podem ser consideradas Abúkú, pois não tiveram a passagem rápida, ou se passaram pelo processo ritualístico ainda muito novas e sobreviveram deixaram de ser Abíkú.



Mas então porque inúmeras pessoas são tidas como ABÍKÚ?

Por falta de conhecimento de muitos a coisa fica complicada ao se confundir abíkú com Abiasé que é aquele que nasceu numa Casa de Orixá, ou que sua mãe foi iniciada enquanto estava grávida e a criança recebeu o axé através da mãe e portanto já nasce “feita”, ou ainda crianças que nascem com a determinação de ocupar um cargo sacerdotal, esses tem uma necessidade urgente de serem iniciados e serem instruídos para serem zeladores, não são exatamente abiaxé ou abikú, mas são naturalmente “feitos”, são raríssimos casos.
Os Abiaxé,que são as crianças nascidas "feitas de berço" e com missão espiritual.

Mas ABIASÉ ou ABIAXÉ sera um assunto para outra postagem.

Gostou? Concorda? Discorda? deixe seu comentário, deixe sua opinião. O Debate nos traz conhecimento.

Axé a todos.

4 comentários:

  1. Obrigado pela visita e opinião, em breve novos posts, volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esta materia,(peço licença para não usar acentuação em palavras em yoruba ate pq nosso teclado nem fornece as teclas necessárias)
    muito interessante o tema só tem um pequeno ponto ai que são divergentes com o que aprendi e minha vivência,(peço licença para compartilhar o pouco que sei) sou iniciado em ifá e egungun e meus babalawo's são nigerianos, o ponto que me refiro é essa questão de 7 anos, digamos apenas que não é uma questão matematica um numero cabalistico, o que ocorre é que sim geralmente são jovens, e o tempo do "acordo" é acordo interespiritos eles definem, sem a amarra dos 7 anos em si... como é costume do povo yorubá sempre consultar o Ifá é mais facil de ser detectado sem contar que no nascimento qnd se consulta para saber o nome ou em outras oportunidades é mostrado pelo Ifá se no Ori da pessoa tem esse entrave... Já aconteceu um caso em minha familiaonde Ifá me mostrou atraves de um sonho bem detalhado que logo foi confirmado pela consulta feita por meu babalawo ao Ifá, é bem sério, muito sério é uma luta que as "entidades" do grupo espiritual,,,e vem com muita força como uma mãe que protege seu filho, e no processo pode levar para o orun quem entrar no caminho, inclusive babalawo por isso o ritual geralmente é feito por varios babalawo's e como no Brasil não tem algumas coisas necessárias geralmente é feito lá, como no caso do meu primo... Tem vez que se consegue reverter, outras não... e qnd não é possivel, se torna inviavel e quem interferir vai ser levado junto, ou fica com graves sequelas, como disse é um caso muito sério, tive a vivencia que não sei ate que ponto é positiva ou negativa, mas vi minha tia enlouquecer durante o processo, meu primo agir como adulto e narrar como é a vida do outro lado, um verdadeiro filme de terror... mas graças a olodumare ele não foi levado, minha tia recuperou sua sanidade...enfim ocorreu tudo bem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado , primeiramente gostaria de agradecer sua participação, concordo contigo quanto a taxar a idade de 7 anos como regra, por isso dizemos no texto ''Geralmente esse tempo é determinado entre o nascimento e os 7 anos de vida.'' sendo que o 'geralmente' deve ser interpretado não como uma regra e sim como uma generalidade que pode sim ser alterada para mais ou para menos.
      E sim o assunto é realmente serio sendo necessário conhecimento de causa para cuidar da pessoa neste casos.

      Excluir

Como Jogar Obi.