Logunssi
Ser filho de Logun Edé é enxergar beleza por toda parte, principalmente onde a maioria das pessoas não consegue ver. É deixar-se conduzir pelo que é belo, a beleza do mundo, a beleza da vida, a beleza do espírito mesmo sem saber. É ter força para pagar o preço pela escolha de agir sempre guiado pelo requinte, fineza e elegância.
Um filho de Logun é sempre versátil, ele consegue se dar bem no mais variado tipo de ambiente, com uma velocidade de adaptação impressionante. Comunica-se bem, e é articulado. Vai a um pagode numa laje num dia e no dia seguinte vai a um jantar num restaurante caro e nos dois ambientes se diverte de forma igual e é bem tratado por todos.
Igualmente a cauda de um pavão, às vezes um Logunssi está aberto, gosta de conversar, rir, conhecer gente interessante, dançar, e flertar. Em outros momentos se fecha, de tal maneira que nenhuma companhia lhe interessa a não ser a sua própria. Nesses momentos o filho de Logun se isola, vai ler um livro, assistir a um filme ou simplesmente se recolhe em um lugar onde possa ficar absolutamente só.
Sim, ser de Logun tem seus conflitos. É ser imprevisível, é se cansar das coisas, é mudar de idéia várias vezes sobre um mesmo assunto, é não conseguir ser fiel àquilo que se planeja deixando malucas todas as pessoas em volta. É sair pra comprar um par de sapatos e no caminho se distrair com outras coisas mais interessantes e voltar pra casa tendo feito diversas outras coisas menos comprar o par de sapatos! É ser extremamente vaidoso, buscando sempre estar impecável e com a melhor as aparências e no minuto seguinte nem se importar com isso. É ter afinidade com as artes seja música, dança, artes plásticas ou teatro.
Ser Logunssi é se irritar fortemente com certa facilidade, especialmente quando as coisas não saem como nós queremos que saiam. Ser de Logun é ter consciência dos próprios pontos fortes e se orgulhar deles. Um filho de Logun nunca se faz de modesto.
Ser filho de Logun Edé é ser genioso, ter personalidade forte, briguento, marrento, mas ainda assim ser engraçado, doce e dengoso tudo ao mesmo tempo.
Talvez o que realmente seja mais difícil em ser filho de Logun Edé visto que lidamos o tempo todo com duas naturezas dentro de nós, seja a constante busca pelo equilíbrio... Tentando fazer com que a vida permaneça “nem tanto à terra nem tanto ao mar” ... como dizem os mais velhos.
Mas acima de tudo ser Logunssi é saber conduzir a vida com alegria, é saber dançar com a vida conforme os acontecimentos se apresentam. É se mover com charme e agir com gentileza. É saber fazer bons amigos e gostar de estar com eles, é brilhar no mundo com toda dor e delícia que isso traz. É ser belo, seja fisicamente, seja nas atitudes, seja no espírito. É ser feito de beleza. É ser Ijexá......
Nenhum comentário:
Postar um comentário